Coopbac adquire fábrica da Pepsico em São Mateus

A estrutura tem 40 mil metros quadrados e proporcionará armazenamento seguro aos cooperados





Após uma negociação que durou cerca de 12 meses, a Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac) concluiu a aquisição da unidade onde funcionava a fábrica da Pepsico no município de São Mateus, no Espírito Santo.

A aquisição faz parte do plano de expansão da cooperativa e está dentro das diretrizes do planejamento estratégico desenvolvido em conjunto com o Sistema OCB/ES e a Fundação Dom Cabral, que atua no Espírito Santo por intermédio da DVF.

A previsão é que a nova unidade da cooperativa inicie suas atividades já no primeiro semestre de 2022 e com capacidade para absorver a safra de café e de pimenta-do-reino, que está próxima. A estrutura adquirida visa trazer mais segurança para os cooperados e cooperadas da Coopbac, proporcionando um armazenamento seguro e espaço amplo para as suas produções agrícolas.

A unidade está estrategicamente localizada no km 20 da Rodovia BR-381 Miguel Curry Carneiro, conhecida como região “dos quilômetros”. A estrutura possui 40 mil metros quadrados, além de contar com uma área anexa que possibilitará futuras expansões. No local também já existe uma unidade para armazenamento e beneficiamento das safras de seus associados.

INTERCOOPERAÇÃO

“A intercooperação é um dos princípios do cooperativismo, e a negociação somente foi concluída com o efetivo exercício deste princípio. As cooperativas Coopbac, do Ramo Agropecuário, e a cooperativa Sicoob, do Ramo Crédito, exerceram com maestria a aplicação deste princípio cooperativista, culminando no aporte necessário para o desfecho da aquisição”, ressalta o presidente da Coopbac, Tomas Batista Silveira.

“O Sistema OCB/ES vem atuando fortemente para que cada vez mais as cooperativas apliquem este princípio no seu dia a dia, fortalecendo assim o cooperativismo, que traz segurança aos cooperados e cooperadas, credibilidade perante a sociedade como um todo e assim cumpra sua função social”, completa o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

A COOPBAC

A cooperativa Coopbac foi constituída em 2005 e funciona no município capixaba de São Mateus. Ela é especialista na produção de pimenta-do-reino, além de comercializar café, pimenta-rosa e cravo-da-índia.


A Coopbac também conta com uma loja agropecuária e local para armazenamento da produção agrícola de seus cooperados e cooperadas. A coop atua no comércio exterior por meio de da exportação de seus produtos desde 2016.

Fonte: Coopbac



75 visualizações0 comentário